SOBRE O CMIA
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde.
O CMIA é um equipamento municipal coordenado, ao nível técnico-científico, pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto.
Tem como principais objetivos contribuir para o aumento do conhecimento e sensibilização do público nos diversos domínios do ambiente. Para o efeito promove e desenvolve iniciativas de informação, formação, investigação, monitorização, sensibilização e educação, assim como produz materiais científicos, técnicos e didáticos.
Constitui-se assim como um equipamento de excelência e referência na área da literacia ambiental e, consequentemente, na prossecução do almejado desenvolvimento sustentável.
O CMIA de Vila do Conde é também um Centro Azul, estrutura onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental. Promove um Programa de Educação Ambiental no âmbito da Bandeira Azul. Estas atividades são desenvolvidas no nosso litoral e pretendem contribuir para o aumento da literacia ligada ao Oceano, e contempla várias atividades como Percursos exploratórios na zona entre marés, litoral e na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo; Exposições; Oficinas de Educação Ambiental e Jogos lúdico-pedagógicos.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO DO CMIA
Educação Ambiental
- Realização de exposições temáticas e materiais pedagógicos;
- Palestras;
- Oficinas e Workshops;
- Saídas de campo;
- Ações de formação;
- Atividades em escolas.
Centro Azul – Programa Bandeira Azul
- Apoio ao Programa Bandeira Azul;
- Estrutura de informação ao público;
- Atividades de educação ambiental.
Comunicação e Divulgação Científica
- Webinars;
- Divulgação de projetos científicos;
- Participação em congressos, conferências e palestras.
Monitorização e Investigação Ambiental
- Colheita de amostra de água e macroinvertebrados bentónicos;
- Análises físico-químicas e bacteriológicas de águas;
- Triagem e identificação de macroinvertebrados;
- Avaliação da qualidade da água de linhas de água do concelho de Vila do Conde;
- Estudo e caracterização da fauna e flora intertidal do Litoral de Vila do Conde.
O EDIFÍCIO
A requalificação ambiental de Vila do Conde passou pela intervenção da frente atlântica e margem do rio Ave no âmbito do programa Polis. Integrado nesta área e localizado na antiga “Casa do Risco” está o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA.
Adoçado à Avenida Marquês Sá da Bandeira, a nascente da Seca de Bacalhau, encontram-se as ruínas da antiga «Casa do Risco», da qual restam três paredes em alvenaria de pedra aparelhada de forma irregular, pontuada por uma série de vãos em cantaria. Este símbolo espaço, sobranceiro ao rio e próximo da foz, e em frente aos estaleiros de construção naval, foi escolhido para aí implantar o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, um equipamento público de caráter expositivo onde estarão patentes as intervenções do projeto «Polis» e, principalmente, as manifestações ambientais e ecológicas com ele relacionadas.
Vocacionado para acolher o público em geral e podendo receber visitas de estudo, o Centro, para além de um veículo de informação, procura estimular o envolvimento pessoal nas questões urbanas que a todos nos preocupam.
O edifício adota uma construção inovadora e uma leitura singular. É revestido de uma «pele» que se desenvolve para nascente e, assim, cria uma praça que, por sua vez, surge como uma mais valia para a cidade, podendo funcionar com um anfiteatro ao ar livre.
Os espaços interiores, formados por módulos em betão, acolhem um pequeno auditório para 30 pessoas, salas de exposição, biblioteca, laboratório, oficinas e, naturalmente, os serviços do Centro.
Seguramente, no dinâmico contexto de dinamização do concelho, esta é uma intervenção que, com um cunho vincadamente lúdico e educativo, muito vem enriquecer toda a zona ribeirinha.
O Projecto do CMIA Vila do Conde foi editado em duas publicações internacionais:
2006
II Prémio de Arquitectura Ascensores Enor, Espanha
2007
1000X European Architecture, Verlagshaus Braun, Alemanha
ESPAÇOS CMIA
ESPAÇOS CMIA
O CMIA integra uma sala de exposições temporárias, um auditório, um laboratório, entre outros espaços polivalentes.
Sala Multiusos
Dinamização de exposições temáticas temporárias, ações de formação, atividades lúdico/pedagógicas, entre outras iniciativas.
Área de recursos
Área designada a apoiar profissionais que atuem em educação ambiental, em particular alunos e professores, onde são disponibilizados para consulta os relatórios internos do CMIA e se reúnem livros, artigos, publicações periódicas, informação sobre projetos, entre outros.
Auditório
Espaço onde são realizadas palestras, mesas redondas, reuniões, workshops, ações de formação e cursos sobre temas ambientais ou outros, quando requisitada externamente.
Laboratório
Realização de análises físico-químicas e bacteriológicas e atividades pedagógicas práticas.