ENTIDADES ENVOLVIDAS

Câmara Municipal Vila do Conde

Vila do Conde é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e sub-região do Grande Porto. O município é limitado a norte pelo município da Póvoa de Varzim, a leste por Vila Nova de Famalicão e Trofa, a sul pela Maia e por Matosinhos e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Localizada na margem Norte da foz do rio Ave, Vila do Conde é um importante centro industrial, porto de pesca e zona balnear e turística, configurando um dos principais e mais procurados centros balneares do país.

A povoação de Vila do Conde é muito antiga, anterior à fundação de Portugal, e o seu topónimo não sofreu alterações, era já Vila do Conde. A primeira referência a Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Villa de Comite.

D. Sancho I apaixonou-se por D. Maria Pais levando a que a vila passe a estar na posse desta. A sua tetraneta, D. Teresa Martins e o seu esposo Afonso Sanches, filho ilegítimo de D. Dinis, fundam o Real Mosteiro de Santa Clara, em 1318.

D. Manuel I concedeu-lhe foral em 1516 e a população da vila participa ativamente nos descobrimentos portugueses, entre eles Paulo e Francisco Faria na viagem de Vasco da Gama à Índia. No século XIX, as Invasões Francesas causaram grandes danos à população. Na praia de Mindelo em 1832 desembarcaram as tropas liberais do regente D. Pedro, que lutavam contra o regime absolutista de D. Miguel. Em 1987 é elevada à categoria de cidade.

CIIMAR

O CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental é uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto. Tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção do desenvolvimento tecnológico e o apoio a políticas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais.

Os interesses científicos do CIIMAR centram-se em cinco linhas de investigação, com o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos biológicos, físicos e químicos que ocorrem nos oceanos e zonas costeiras, o uso sustentável dos recursos aquáticos e a avaliação do impacto das atividades humanas nos ecossistemas. O centro acolhe 18 grupos de investigação, em ambiente multidisciplinar, com um total de 258 investigadores e técnicos, dos quais 136 doutorados.

O CIIMAR é uma instituição de referência nacional e europeia na formação avançada de investigadores em Ciências do Mar e Ambiente, apoiando diversos cursos de Mestrado da Universidade do Porto, o Programa Doutoral Nacional em Ciências do Mar e Ambiente, e o Programa Doutoral Europeu em Saúde e Conservação de Ecossistemas Marinhos.

Em resultado de uma parceria do CIIMAR com o CCMAR – Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, foi atribuído pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia o estatuto de Laboratório Associado ao CIMAR – Centro de Investigação Marinha e Ambiental. Este estatuto é atribuído como reconhecimento da excelência científica, conforme determinado por painéis de avaliação internacionais.