EXPOSIÇÃO ITINERANTE
Estuários: Berçários da Biodiversidade (Norte de Portugal e Galiza)
Descrição:
Os estuários são zonas de transição entre o ambiente marinho, fluvial e terrestre, abrigando uma grande diversidade de organismos, destacando-se como um dos habitats naturais mais produtivos do planeta.
A sua elevada produtividade, aliada às suas características hidromorfológicas, favorecem o crescimento e refúgio das fases juvenis de numerosas espécies, sendo por esta razão designados de “zonas berçário”.
No entanto, as atividades humanas na proximidade dos estuários e o facto de serem zonas semi-fechadas, fazem destes ecossistemas áreas bastantes sensíveis à pressão antrópica, destacando-se entre os fatores de pressão a poluição das massas de água. No sentido de dar resposta à necessidade de controlar a degradação das massas de água, a comunidade europeia lançou um conjunto de instrumentos legislativos, dos quais se destaca a Directiva Quadro da Água, que visa garantir que todas as massas de água europeias apresentam boa qualidade ecológica até 2015. É neste contexto que imerge o projeto TEAM Minho. Este projeto resulta da parceria de diversas Instituições Portuguesas e Espanholas (Galiza), com o objetivo de desenvolver ferramentas de monitorização e harmonizar os critérios de classificação de massas de água de transição entre Portugal e Galiza, focando em particular no estuário de Rio Minho, assim como em sistemas estuarinos na sua proximidade (Rio Lima e Ria de Vigo).
A presente exposição aborda diversas temáticas associadas com as zonas estuarinas, realçando as suas características naturais e os seus usos, mas também os principais fatores de pressão.
Esta exposição é composta por 21 painéis, e por aquários representativos de poças de maré, diversas espécies de peixes estuarinos, e espécies invasoras. Estarão ainda expostos exemplares taxidermizados de espécies terrestres características dos ecossistemas estuarinos.
DOWNLOADS:
Dúvidas?
Envie-nos uma mensagem.