Pé fora da duna
Descrição:
As dunas são estruturas móveis resultantes da acumulação de areias transportadas pelo vento, nas quais as plantas têm um papel fundamental no seu processo de formação.
Constituem ecossistemas costeiros que estabelecem a transição entre os sistemas marinho e terrestre desempenhando também um papel importante como barreira natural de proteção à paisagem humanizada adjacente.
Algumas plantas, ao instalarem-se nas dunas, contribuem para a sua consolidação, e evitam o transporte de areias através do vento, para áreas de ocupação humana (estradas, campos agrícolas).
Para se adaptarem às condições adversas das zonas dunares (solo arenoso, pobre em água e nutrientes, elevada salinidade, permanente exposição ao sol e ventos frequentemente intensos), estas plantas adquirem características como: folhas de reduzidas dimensões, com forte cutícula, cilíndricas ou revoltadas, abertura dos estomas apenas à noite, etc.
Nesta atividade, os participantes percorrem a zona dunar onde caraterizam as dunas, identificam espécies de flora dunar e qual a sua importância e adaptações.
TEMAS A ABORDAR:
• Biodiversidade dos diferentes habitats;
• Identificação de caraterísticas de animais e plantas;
• Ameaças à biodiversidade.
LOCALIZAÇÃO:
Praia de Árvore ou zona renaturalizada entre a Foz do rio Ave e a Praia da Senhora da Guia.
DURAÇÃO APROXIMADA:
01h30
PÚBLICO ALVO:
• Nível de Ensino: pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico;
• População em geral: Famílias, associações - nível iniciado.
NOTA:
Período de realização previsto - abril a outubro.
Dúvidas?
Envie-nos uma mensagem.