Viagem entre marés
Descrição:
O percurso tem como principal objetivo dar a conhecer a Zona intertidal - zona da costa que está sujeita às variações diárias dos níveis de maré.
Durante a maré-cheia, os organismos do intertidal ficam cobertos pela água e ficam sujeitos a condições de temperatura de água constante e oxigénio dissolvido suficiente. Quando a maré desce, esses organismos ficam sujeitos a variações da temperatura do ar e aos efeitos das radiações solares. Os movimentos de subida e descida de maré têm como consequência a zonação. O tipo de exposição de uma praia vai determinar a biodiversidade que lá existe.
Para além de existirem organismos agarrados à superfície das rochas, eles estão presentes também nas fendas e buracos, onde se podem encontrar búzios, anémonas e caranguejos.
Serão ainda feitos pequenos apontamentos aos fatores de ameaça do litoral como a destruição de habitats, a presença de espécies invasoras e a existência de mitos e conceções alternativas relativas a alguns seres vivos, que serão esclarecidas.
TEMAS A ABORDAR:
• Biodiversidade dos diferentes habitats;
• Identificação de caraterísticas de animais e plantas;
• Ameaças à biodiversidade.
LOCALIZAÇÃO:
Praias do concelho de Vila do Conde.
DURAÇÃO APROXIMADA:
01h30
PÚBLICO ALVO:
• Nível de Ensino: pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico;
• População em geral: Famílias, associações - nível iniciado.
NOTA:
Período de realização previsto - abril a outubro.
Dúvidas?
Envie-nos uma mensagem.